Cadastrar um filho estrangeiro (que possui NIE) como dependente no sistema da Seguridad Social é bem fácil.

Porém, quando você é estrangeiro e tem um filho espanhol que possui DNI (que adquiriu a nacionalidade espanhola por simples presunção, por exemplo), o sistema da Seguridad Social não permite, dando o seguinte erro:

"En este servicio no es posible seleccionar la nacionalidad española si el titular de la prestación sanitaria tiene nacionalidad extranjera"

Eu passei por isso e consegui resolver, então vou explicar passo a passo o que eu fiz.

1. Envie uma mensagem no Buzón de Consultas do INSS

  1. Acesse o link: https://w6.seg-social.es/ProsaInternetAnonimo/OnlineAccess?ARQ.SPM.ACTION=LOGIN&ARQ.SPM.APPTYPE=SERVICE&ARQ.IDAPP=BZCOCONS
  2. Preencha com seus dados pessoais.
  3. Na seção de "Dados da consulta", preencha da seguinte forma:
    • Tema de la consulta: Portal Tu Seguridad Social
    • Asunto de la consulta: Funcionamiento y contenidos
    • Provincia: (sua província)
    • Título de la consulta: Añadir nuevo beneficiario (hijo español pero de padres extranjeros)
    • Texto de la consulta: Hola, Soy Brasileño pero mi hijo/a ha nacido aquí en España y ha obtenido la nacionalidad española. Pero, no puedo añadirla como beneficiaria en el Portal Tu Seg Social pues me sale este error: "En este servicio no es posible seleccionar la nacionalidad española si el titular de la prestación sanitaria tiene nacionalidad extranjera" Como puedo añadirlo? Gracias.

  1. Envie a mensagem.

2. Aguarde o contato

Em poucos dias (no meu caso, no dia seguinte) alguém vai te ligar.

Depois de confirmar o que você precisa, vão te enviar um e-mail com uma cita para videochamada e algumas instruções de como acessar a videochamada.

Também vão te passar um endereço de e-mail para você enviar, como anexo, uma foto do DNI do seu filho (frente e verso) e do certificado literal de nascimento com a anotação da nacionalidade espanhola por simples presunção. Você deve enviar esses documentos antes da cita.

No dia da cita, você receberá um e-mail com o link para a videochamada.

Se tudo estiver correto, logo após a videochamada você receberá um outro e-mail com o comprovante de que seu filho foi adicionado como beneficiário/dependente na Seguridad Social.